segunda-feira, 25 de outubro de 2010

JANTAR DAS FLORES


Sábado 20/11/2010 às 19:00 hs
Auditório Ágape – entrada: 10,00
Programação:
Jantar: Arroz/Saladas/Filé de Frango com Molho Branco/Refrigerante
Louvor:
Música ao vivo
Divulgação:
Semana da Arte
 VII Encontro de Mulheres
Hotel e Cruzeiro Marítimo
Teatro:
Convidados
Sorteios:
vários

domingo, 17 de outubro de 2010

Vestindo as Roupas da Santidade


    

 Lucas 8:26-39 e Col.3:12-14

“e o povo foi ver o que havia acontecido. Quando se aproximaram de Jesus, viram que o homem de quem haviam saído os demônios estava assentado aos pés de Jesus, vestido e em perfeito juízo...”

“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. – “suportando, perdoando e amando...”
Pensando, refletindo e orando sobre o tema: Vestindo as Roupas da Santidade - Roupa/Vestes e folheando o VT onde vestes tem todo um significado para as coisas espirituais, tudo, até as cores.
As vestes de Arão representavam o sacerdócio eterno de Cristo. Cada elemento das vestes falava de um traço ou uma característica da qualificação de Jesus para assumir o nosso lugar... e assim por diante.
Busquei não me deter muito no VT e trazer o que Jesus quer conosco com relação ao tema.
Não vamos falar também de roupas da moda, de certo e de errado... nós filhos e filhas de Deus não devemos ter muita dificuldade com isso - quando se arrumar é só olhar no espelho e pensar quem está  ao seu lado - se Jesus pode andar com você - do seu lado - então está ótimo!

O texto de Lucas 08 trata-se do encontro de um homem possesso de espíritos malignos, desequilibrado, aprisionado na sua própria loucura, um homem que vagava pelo deserto e que muitas vezes dormia nos sepulcros,... este homem se encontra com Jesus...e Jesus trás pra ele libertação,  dá-lhe as vestes da salvação, ele se torna livre do sofrimento, do tormento - um homem que vivia possesso, vivia nu – agora recebe vestes de Salvação – alegria e paz ...
O texto de colossenses 03, o Apóstolo Paulo nos chama para nos vestirmos mais uma vez, mais uma roupa (revestir).

Paulo foi chamado por Deus com um propósito. Anunciar o Evangelho para os gentios (não judeus). O Evangelho estava restrito aos Israelitas, ao povo judeu.
Paulo é a pessoa que Deus usa para implantar o Evangelho ao resto do mundo.
Ele quebra todos os paradigmas e viaja por toda a Ásia proclamando a vida de Cristo, preparando novos discípulos para que também propagam o Evangelho.
Paulo foi um homem preparado para enfrentar os embates da vida, Ele foi forjado, treinado para lutar bravamente por uma causa,...
Na Carta aos Colossenses Paulo recebe Epafras, um de seus discípulos, que recebeu treinamento através dele (conservo meu – companheiro de Paulo e servo de Jesus) que traz notícias sobre crentes naquela cidade.
Epafras, provavelmente fundou a Igreja ali e agora trazia notícias do crescimento dos Colossenses em Cristo. Paulo (que provavelmente estava preso de forma domiciliar, em Roma) e Timóteo e os demais irmãos se alegram ao receber notícias que os Colossenses estavam vivendo o Cristianismo.
O Reino de Deus estava Implantado na vida daquelas pessoas.
Paulo valoriza o que eles já alcançaram e dá orientações, para que eles possam se alicerçar em Cristo.

Nesta noite estamos sendo convidados para fazermos uso das seguintes Roupas:
01) Vestes da Salvação
Isaias 61:10
" Eu me regozijo muito no Senhor; a minha alma se alegra no meu Deus.
Pois Ele me cobriu com vestes de salvação, e me envolveu com o manto da retidão,..".
Gen. 3:21
"Fez o Senhor Deus de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu".
Adão e Eva encontravam-se despidos na presença de Deus, perdidos procurando folhas de figueira para se cobrirem, essa nudez não era apenas física, mas também moral e espiritual.

O homem necessita destas vestes, o homem do século XXI, do terceiro milênio continua despido, nu como a Igreja apocalíptica de Laodicéia (Apc. 3.17).
Achava-se rica e de vestes imponentes, porém:
"...és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu".
Aquela Igreja apesar de pronunciar o nome de Deus e professar sua fé Nele, precisava das vestes de Salvação.

Em Rm. 6.23 diz: "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Toda a humanidade necessita das vestes da salvação.


Sl 132.16 – " Vestirei de salvação seus sacerdotes, e os seus santos exultarão".

Mostrando que foi necessário que Jesus, "o cordeiro de Deus", morresse na cruz para que fôssemos vestidos de salvação. 

Com as Vestes da Salvação você tem Alegria e Paz para atravessar as circunstâncias...

02) Vestes da Purificação
"Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de vestes finas. E disse eu: ponha-lhe uma mitra limpa sobre a sua cabeça. E puseram uma mitra limpa sobre a sua cabeça, e vestiram-no das roupas; e o Anjo do Senhor estava em pé". Zc. 3. 4-5

O pecado sempre foi representado pela sujeira, vestes sujas, etc. Como no caso do sumo sacerdote Josué, suas vestes estavam sujas, símbolo do pecado e o opositor (satanás) já estava pronto para se lhe opor, caso o Anjo do Senhor não interferisse e trocasse-lhe as vestes por vestes limpas, brancas.

Esta é uma veste que não pode faltar no guarda – roupas do cristão, pois a santidade (pureza) convém aos santos do Senhor.

As vestes da purificação ou santificação são representadas pelo branco ou pelo linho fino
Ap. 3.5
"O que vencer será vestido de vestes brancas. De maneira nenhuma riscarei seu nome do livro da vida, mas confessarei o seu nome diante de meu pai e diante dos seus anjos".


Mensagens que convidam ao pecador a vir como está (cheio de impurezas) e a permanecer como veio, não é o evangelho de purificação e santificação pregado por Jesus que ao absolver a mulher adúltera lhe diz : "... Vá e não peques mais" ( João 8. 11c ), ou seja não se contamine mais, não se suje mais.

Todos querem um evangelho sem mudanças, sem transformações, sem renúncias, sem santificação, sem compromisso, despreocupado.

Mas o evangelho de Cristo é um evangelho de impacto, transformação, mudança de vida, desejo de santificação e pureza, um evangelho que convida o pecador a vir como está, mas a não conformar-se com estilo de vida levando a uma mudança completa de atitudes como expressa Paulo em Ef. 4. 28:
"Aquele que furtava, não furte mais, antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o necessitado".

Heb.12.14
Sem esta santificação não se poderá ver ao Senhor, nem entrar em sua presença. O salmista recomenda:
Sl 99.9
" Exaltai ao Senhor nosso Deus, e adorai-o no seu santo monte, pois o Senhor nosso Deus é Santo".

Paulo a Timóteo diz: " De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para o uso do Senhor, e preparado para toda boa obra".

Jesus virá buscar uma Igreja pura, santa, posso afirmar que para morar com Jesus na eternidade é necessário Ter e Fazer uso das vestes da purificação.

Peça a Jesus hoje estas vestes, se você as não tem, pois ele derramou seu sangue para te dar vestes limpas de santificação, assim como os anjos vestiram ao sacerdote Josué, Ele quer vestir você, tirando as roupas sujas do pecado e te dando uma nova vida.

Você é separado do pecado – você está fora da prática do pecado.

03)  Vestes da Unção
" Assim tomou Samuel o vaso de azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos, e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi". I Sm. 16. 13
Quando leio na Bíblia sobre unção, meu coração palpita mais forte, porque há uma necessidade de estarmos vestidos de unção para atravessarmos o deserto de nossas vidas. A unção foi essencial na vida de Davi, na vida de Elias, Eliseu, enfim de todos os heróis da fé.
O Salmo 133 expressa com clareza essa unção na vida do cristão que começa na cabeça e vai descendo sobre a barba e até a orla das vestes de Arão, uma unção completa.

Também precisamos nos vestir da unção com o azeite novo do Pentecostes. A unção que vem do Espírito Santo.
I João 2.20, 27
" mas vós tendes a unção que vem do santo, e sabeis tudo. E a unção que vós recebestes dele, fica em vós,..."
Sem a unção a Igreja pára, não cresce, não há frutos, nem manifestações de Deus.

A unção é necessária para manter o cristão em pé na presença de Deus, para impulsioná-lo a pregar, testemunhar, e ganhar almas para Deus.

Pedro se tornou uma grande benção apenas depois da unção do pentecostes, antes era medroso, covarde, precipitado, mas após a unção se tornou um grande líder e exemplo de fé.
Jesus sempre ministrou na unção e assoprou sobre os discípulos o hálito do Espírito para que eles pudessem dar continuidade ao seu ministério na mesma unção.

Nesta noite Deus quer nos vestir de unção, pois as batalhas são tremendas, o inimigo a ser vencido é forte, mas na unção de Deus venceremos os ursos, leões e até mesmo gigantes, como Davi o fez após aquela unção.

Há muitos que estão desistindo da carreira cristã porque estão fracos, abatidos, derrotados, lhes falta a unção, mas aqui agora você tem a oportunidade de se vestir da unção de Deus, pois o Senhor já derramou o seu precioso óleo da unção sobre a igreja (pentecostes), e este óleo derramado continua jorrando sobre a Igreja de hoje, basta você querer, desejar e pedir que ele te dará.


Estamos sendo convidados para nos revestirmos (vestir mais uma vez, vez mais uma veste) das seguintes Roupas: Colossenses 3:12-13

a)    Vestes da Compaixão
Misericórdia (compreensão da miséria do outro – um coração que compreende as falhas, as debilidades do outro)
b)   Vestes da Bondade
Bondade = Benignidade (atitudes e pensamentos bons acerca do outro)
c)    Vestes da Humildade
Sem arrogância (trata o outro de forma superior)
 Com essa veste você tem condições para:

Suportar = Agüentar o outro na sua debilidade, e também de ser suporte para o outro (somos o mesmo corpo, então um dar condições para o outro funcionar bem).
Perdoar = (Per = Permanente e doar = se dar, doar-se para o outro, dando-lhe mais uma oportunidade, doar-se permanentemente).
Amar = é o sentimento maior. O amor corrobora para que vivamos de forma plena o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
d)   Vestes da Mansidão
Dócil (carinhoso, mesmo quando é firme é para o bem do outro – você não perde a docilidade).
e)      Vestes da Longanimidade
Paciência (brigas, confusões, mal entendidos, iras constantes precisam ser banidos dos nossos relacionamentos, da nossa vida).
Conclusão:
Quando decidimos por Jesus, recebemos as três vestes fundamentais/ìntimas:
Vestes da Salvação (Alegria e Paz)
Vestes da Purificação (separado do pecado)
Vestes da Unção (Poder)
Em seguida somos chamados, convocados por Deus para nos revestir,...
Vestes da Compaixão (Misericórdia)
Vestes da Bondade (Pensamentos e Atitudes boas acerca do outro)
Vestes da Humildade (Suportar/Perdoar/Amar)
Vestes da Mansidão (ser dócil)

As Joias de uma Mulher Virtuosa



Não vamos classificar Amor, Verdade e Coragem como virtudes porque são Princípios, são Valores, mas quem os tem não deixa de ser uma Virtude.
                            Anel com Pedras fundamentais
AMOR – Salmo 80
Peça a Deus que plante seu amor tão profunda e poderosamente em você que possa experimentá-lo por completo e assim ele possa fluir com todas as virtudes...
VERDADE – João 14:16
A Verdade aqui também não é apenas uma Virtude, mas um Princípio. Em sua natureza Absoluta, Ela é o Principio de Tudo. Ela pode ser entendida como Honestidade, mas não é apenas isto. Dela se deriva a Honestidade, Justiça, Honra e Espiritualidade.
Se você não for honesto, as pessoas tenderão a não confiar em sua palavra, não importa o quão gostem de você. Você não teria crédito em nenhuma parte, afora que muitos não perderiam seu tempo em respeitá-lo. 
CORAGEM – Josué 1:9
Coragem é mais que uma Virtude, é um principio. Dela se deriva o Valor, o Auto-Sacrifício , a Honra e a Verdadeira Espiritualidade. Se você não procurar ter coragem, não enfrentará nem conhecerá seus próprios limites.
Com Coragem e força, não só você conhecerá realmente seus limites, mas com o tempo você poderá rompê-los e conhecer limites ainda maiores e poder caminhar para a perfeição e o Infinito. O Pior inimigo a se enfrentar não é externo, ele está dentro de nós.
É mais fácil você enfrentar mil soldados inimigos do que enfrentar seu próprio lado obscuro e confrontar sua Verdadeira Natureza. 
Portanto, Coragem é algo a se praticar externa e internamente.

                                                 Outras Jóias
Virtudes
Virtudes são todos os hábitos constantes que levam a pessoa para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoal ou coletivamente.
A virtude, tem origem na Grécia com a palavra areté, que também pode ser  traduzida como excelência. 
Foi traduzida para o latim como virtus, que é a sua raiz em português. Vale salientar que nas culturas orientais a noção de virtude surgiu no séc. XX a.C. como a capacidade de realizar ou oferecer vida.



01 – Abnegação
1.      Renúncia da própria vontade;
2.      Desapego do interesse próprio;
3.      Generosidade com sacrifício;
4.      Altruísmo, isenção.

02 - Amabilidade
Consideração com os sentimentos e necessidades dos outros.
03 - Alegria - Alegria não tem haver com as circunstâncias, mas um relacionamento íntimo com Deus.
04 - Auto-satisfação, simplicidade. Abraçar a moral de si próprio e alcançar pureza de pensamento através de educação e melhorias. 

05 – Caridade - Auto-satisfação. Compaixão, amizade e simpatia sem causar prejuízos. 

06 – Castidade - É o comportamento voluntário de abstinência de prazeres e de prática de atos sexuais, seja por motivos religiosos ou sociais. ...
07 – Compreensão
1.       ação de compreender;
2.      faculdade de perceber;
3.      conhecimento perfeito de alguma coisa;
4.      ato de entender os sentimentos de alguém

08 – Desprendimento
Largueza. Dar sem esperar receber, uma notabilidade de pensamentos ou ações. 

09 – Diligência
(Latim diligentia) - opõe preguiça 
Presteza, ética, decisão, concisão e objetividade. Ações e trabalhos integrados com as próprias crenças. 

10 – Domínio Próprio  - Só Deus pode plantar algo dessa magnitude em você e fazê-lo frutificar.



11 – Fidelidade
Agir corretamente de acordo com os princípios, sem se desviar deles é fidelidade, portanto, se você agir com amor, coragem, verdade, honra e disciplina, você estará sendo Fiel. 

13 – Generosidade -  Generosidade se aplica também quando a pessoa que dá algo a alguém tem o suficiente para dividir ou não. Não se limita apenas em bens materiais. Generosos são tanto as pessoas que se sentem bem em dividir um tesouro com mais pessoas porque isso as fará bem, tanto quanto aquela pessoa que dividirá um tempo agradável para outros sem a necessidade de receber algo em troca.
14 – Honra - Honra é jogar limpo (Fair-Play). A Virtude da Honra é formada pelos Princípios de Verdade e Coragem. Verdade para admitir suas verdadeiras responsabilidades e Coragem para assumi-las.
15 – Honestidade
É uma virtude humana e significa falar a verdade e/ou executar um trabalho sem enganar ou fraudar. O fundamento da honestidade é refletido no termo honra.
No sentido mais amplo é o ato, qualidade, ou condição de ser honesto. Isto pode incluir ser a pessoa ou instituição verdadeira em seus atos e declarações, não propensa a enganar, mentir ou fraudar; sem malícia.
16 – Hospitalidade
"Fogo é preciso para o recém-chegado, para aqueles joelhos que estão congelados até as juntas; Comida e roupas limpas para a pessoa que cruzou as Colinas." Assim, Você estará praticando Verdade, Coragem, Amor (pois você convidou, senão ele (a) não seria seu hospede), Justiça (igualmente, porque você o convidou e ele(a) cruzou colinas para te ver.) e como na virtude da Disciplina, para acrescentar algo que dê a esta virtude sua individualidade, eu acrescentaria Compaixão que é baseada no Princípio do Amor. Mas Hospitalidade não é apenas Compaixão. Existem certas regras de hospitalidade as quais devem ser seguidas. 
a) Laboriosidade       b) Honra
c) Justiça                  d) Modéstia
17 – Justiça OU DISCIPLINA
Justiça é uma constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido.
18 – Laboriosidade
Trabalhar com Labor significa produzir. O oposto desta Virtude justamente com a próxima seria o Parasitismo que é viver às custas dos outros, sem ao menos tentar colaborar com algo.
Você trabalhar duro para ganhar o seu pão e poder assim, usufruir dele e dos seus frutos. Para tanto é necessário Coragem, Perseverança e Sabedoria, pois com tantos aproveitadores neste mundo, a Sabedoria é necessária para se atingir a prosperidade.



19 – Perseverança
Praticar perseverança é ter a coragem para enfrentar seus próprios limites e ir até o fim para se estabelecer e realizar suas metas. De certo não se pode atingir o topo de uma montanha com apenas um salto. Mas passo a passo, e um de cada vez, você pode atingir o topo da montanha, e quando atingi-lo, deve se lembrar que cada um dos pequenos passos dentre as centenas deles que você precisou dar para atingir este topo, foi igualmente importante, com exceção do primeiro passo.
20 – Paz - Ore para que a presença do Senhor plantada em sua vida promova paz além de toda a compreensão... “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
21 – Sabedoria
a) conhecimentos, saber - Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato. Ter uma grande sabedoria
b) sensatez - Qualidade de quem é sensato; juízo, siso, equilíbrio, prudência, circunspecção. Agir com sabedoria
22 – Solidariedade
A solidariedade é uma virtude eminentemente cristã que pratica a partilha dos bens espirituais mais ainda que dos materiais.
23 – Temperança
A temperança é uma das virtudes ditas universais, uma das quais propostas pelo cristianismo. Temperança significa equilibrar, colocar sob limites, "moderar a atração dos prazeres, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e proporcionar o equilíbrio no uso dos bens criados".  Essa virtude serve para controlar o pecado da gula.
24 – Tolerância
A tolerância é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física.

SAPATOS  = Cantares 7:1 -  Efésios 6:15 Mateus 28:19-20

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

MULHER

Um corpo inerte sendo velado e, de repente, um momento único, movimentado, breve, cheio de energia. – “O corpo está quente”, comenta-se baixinho...

Quando penso em mulher, penso em uma mulher festeira, cheia de vida, à frente de seu tempo, penso na minha Nona materna (vovó Lúcia – Lúcia Antonia Zonta Caser). Uma mulher de família de Imigrantes, por natureza Nômade, e Emigrante na condição.

Cedo, horário de levantar e ir para a lavoura, plantar, colher, colher, plantar... rotina, pura rotina, porém cheia de desafios. Chuva, sol, seca, enchente, tempo e fora de tempo, labuta, hora de ir e vir.

Liberdade, autonomia, indisciplina, anarquia, obediência, mistura de tantas coisas, compreensão pouca, acaso muitos.

Livre por um lado, porém presa por ser produto do meio, quando falta opção. Livre ao acreditar na vida, parteira e parideira, mãe de nove filhos, veloz no servir, presente na dor, feliz na alegria da chegada de mais um “bambino”.

Intelectual sem ter a oportunidade de estudar, autodidata, pronta para fazer uso de um novo aprendizado, para testar os conhecimentos. Tapetes e colchas de retalhos, varrer e plantar eram marcas muito presentes no seu dia-a-dia.

Lembranças dela caminhando distâncias imensas e assim recuperando-se totalmente de um derrame. Fisioterapia intuitiva. Nenhuma recomendação. Pura e simples liberdade.

Trágica, briguenta e ao mesmo tempo inconseqüente, cômica. Agitava a todos, fazia intrigas e depois nos cantinhos da casa, se escondia e, se punha a rir de tanta confusão.

Fleumática, em alguns momentos se mostrando calma, tranqüila, eficiente, num certo aspecto até conservadora, prática, diplomata, sabia entrar e sair sem nenhuma dificuldade, de qualquer lugar e ou situação.

Contraditória como ela só, às vezes, calculista, desconfiada, introvertida, contemplativa.

Por amor, essencialmente romântica, ganhou sua paixão. Fez seu amor desistir do seminário e casar-se com ela. Sentia orgulho ao dizer isso, mas tinha consciência do preço dessa conquista, o quanto isso a prejudicara.

Uma mulher sem medo, não temia trovões, nem relâmpagos, não cria em simpatias, nem em religião. Gostava de brincar e por isso se dizia devota de Santo Antonio; fazia pedidos para que as moças se casassem.

Amante de Guaraná, apaixonada por carro, Nasceu na virada do século. Gostava de dizer que nasceu em 1901 – “sou do um”, dizia.

... chama os médicos, explicações científicas, todos procurando entender porque o corpo não esfria. Para quem a conheceu teria uma resposta rápida. Ela sempre foi polêmica, aproveitou até o último instante para intrigar a todos.

Cheia de energia, cheia de bons motivos para levar todos a grandes reflexões.
Incompreendida, porém guerreira. Mulher de uma única paixão e de um único pulmão.
Tinha uma democracia aprendida que se confundia com seu perfil autoritário.
Perdia-se sonhando e muitas vezes a peguei realizando o sonho de ler, de ver, de ser...


                                                                                                          Luzia Caser Santos

domingo, 3 de outubro de 2010

IDENTIDADE





CONSCIÊNCIA QUE UMA PESSOA TEM DE SI MESMA


  I Cor 15:10 BLH

Mas pela graça de Deus sou o que sou, e a graça que ele me deu não ficou sem resultado. Ao contrário, tenho trabalhado muito mais do que todos os outros apóstolos. No entanto, não fui eu quem fez isso, e sim a graça de Deus que trabalhou comigo.”


Introdução:
Somos estrangeiros aqui, somos do Reino de Deus! Estamos neste planeta porque Deus autorizou estarmos aqui. A vida é uma só e devemos viver de forma consciente... com nossa Identidade clara.

Identidade
Qualidade daquilo que é idêntico.  
Conjunto dos caracteres próprios de uma pessoa, tais como nome, profissão, sexo, impressões digitais, defeitos físicos etc., o qual é considerado exclusivo dela e, conseqüentemente, considerado, quando ela precisa ser reconhecida.  Consciência que uma pessoa tem de si mesma.
Deus está te convidando para ser idêntico ao seu filho Jesus – cada dia mais parecido até se tornar semelhante a Jesus, idêntico a Jesus!
Estamos indo em direção ao Alvo que é Jesus... ficando cada dia mais parecidos... isto é busca pela Santidade! Descoberta da Identidade!
Nome
O valor do nome – porque escolheram o seu nome? – quem o colocou? – referente a quê...?
Buscando o significado – aceitando o seu nome... buscando solução para o seu nome... ler a certidão...
Sujeito
Que se sujeitou ao poder do mais forte; dominado, escravo, súdito, submisso. 
Que se sujeita facilmente à vontade de outrem; dócil, obediente. 
Que se conforma; que se deixa guiar por outrem ou por alguma coisa. 
Que não tem ação própria; cativo, domado, escravizado. 
Comprometido a obedecer; dependente; submetido. 
Que se acha na obrigação de se submeter. 
Que tem disposição ou tendência para;
Que está naturalmente disposto, inclinado ou habituado a alguma coisa. 
Exposto a qualquer coisa, pela sua natureza ou situação: 
Direito: entidade, civilmente capaz, sobre quem atua o direito de outrem.
Gramática: o que não vem enunciado, mas facilmente se subentende.
Que se sujeitou ao poder do mais forte; dominado, escravo, súdito, submisso.
A criança em sua primeira infância está nessa condição... a medida que cresce, sua Identidade vai sendo formada e não mais precisa ter  uma atitude “infantilizada”  diante da vida.
 Ef. 4:14A Para que não sejamos mais como crianças.


Este lugar de sujeição é dado por nós a Jesus, conscientemente,  quando decidimos entregar nossa vida a Ele para que Ele seja o SENHOR !!!!!!!!!!!!!!!
Sujeição não a homens,... as pessoas contribuem para o nosso crescimento, mas não mais exercem este lugar – Jesus quer de nós relacionamento com Ele. Quer amizade, respeito, intimidade!
Os irmãos, a liderança, nossos pais, chefes, devemos recebê-los como aqueles que contribuem para o nosso crescimento, mas a sujeição só a Jesus! Quando A Bíblia fala que devemos nos sujeitar uns aos outros é uma sujeição consciente, voluntária, de entrega, tendo essa atitude para glorificar a Deus, com o objetivo de servir para o crescimento do Reino de Deus.
Gramática: O que não vem enunciado, mas facilmente se subentende.
Que o testemunho fale mais alto...
Mas lembrando que o sujeito ainda não tem a sua identidade formada.
Indivíduo 
Que não se divide 
O indivíduo é considerado isoladamente em relação a uma coletividade. 
Ser biológico. 
Homem reles, desprezível.  Organismo singular ou simples, capaz de existência independente. 
Ser particular de cada espécie. Corpo de composição constante. 
Lucas 14:26
“Se alguém vem a mim, e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo”.
O ser humano não quer encontrar-se sozinho perante Jesus e ter que decidir-se com o olhar fixo somente Nele.
Cristo nos chamou para um relacionamento individual primeiro, onde somos formados Nele. Na oração individual, no choro, na adoração, no íntimo do nosso ser.
Pessoa
Palavra usada também para o coletivo
Criatura humana; homem, mulher. 
a) a que tem qualidades ou atribuições honrosas;
b) pessoa de nobre linhagem - Somos Filhos do Rei, portanto somos de nobre linhagem, príncipes e princesas,... sangue azul,... somos da família real!
a) aquela que não tem ou perdeu o crédito; pessoa física, pessoa jurídica
b) pessoa destituída de fé ou importância social.
Pessoa tal: 
a) pessoa sem nenhuma importância. Pessoas de obrigação: 
b) aquelas que o chefe de família tem o dever de sustentar. 
Pessoas divinas: Teologia: as três pessoas da Santíssima Trindade: A Pessoa do Pai, A Pessoa do Filho e a Pessoa (personalidade/Personagem/Personificação) do Espírito Santo.
Identidade: Sujeito/Indivíduo/Pessoa
Na Identidade está embutido nosso caráter, personalidade, nossa integridade, nossa condição de cidadão e nossa autonomia:
Caráter
(gr kharaktér)  Figura que se usa na escrita. Cunho, distintivo, marca. Feitio moral. Índole. Qualidade inerente a certos modos de ser ou estados.  Honradez: Homem de caráter.
Ef. 5:1-21
“sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados, e andai em amor, como também Cristo nos amou...”


Integridade
Qualidade de uma pessoa íntegra, honesta. Esse é o sentido figurado do termo. No sentido literal, é o estado daquilo que é pleno, é a inteireza.
Inteiro – uma pessoa que se doa totalmente para servir no Reino de Deus. De uma única personalidade.
Tiago 1:8NVI “pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz”

Personalidade
1 Qualidade pessoal. 
2 Caráter essencial e exclusivo de uma pessoa. 
3 Aquilo que a distingue de outra. 
4 Sociologia: Estrutura de hábitos adquiridos na vida social. 
5 Direito: Aptidão reconhecida pela ordem jurídica a alguém para exercer direitos e contrair obrigações.
6 Psicologia: Organização integrada e dinâmica dos atributos físicos, mentais e morais do indivíduo; compreende tanto os impulsos naturais como os adquiridos e, portanto, hábitos, interesses, complexos, sentimentos e aspirações. 

cidadão
1 Habitante de uma cidade. 2 Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. 
- Para ser cidadão precisa-se ter: Documentos – Registro de Nascimento, cédula de Identidade,... endereço, cartão de vacina, escolaridade, carteira de trabalho, fazer parte de uma comunidade, ter credibilidade,... livre para ir e vir...
Estamos nos preparando para a eternidade!
Somos estrangeiros neste mundo – temos uma Pátria que Jesus foi preparar...
Cidadãos do Céu – I Pe 2:11 “Queridos amigos, lembrem que vocês são estrangeiros de passagem por este mundo. Peço, portanto, que evitem as paixões carnais que estão sempre em guerra contra a alma”.
Autonomia
1 Qualidade ou estado de autônomo. 
2 Sociologia e Política: Autodeterminação político-administrativa de que podem gozar, relativamente, grupos (partidos, sindicatos, corporações, cooperativas etc.), em relação ao país ou comunidade política dos quais fazem parte. 
3 Liberdade moral ou intelectual. 
4 Biologia: Independência funcional de partes do organismo ou do organismo inteiro.
5 Para o cristão essa palavra precisa ser usada cuidadosamente, pois nossos direitos foram entregues a Jesus no Dia que entregamos nossa vida para Ele ser o Senhor. Autonomia tem haver com independência.

Para ter a nossa identidade firmada, precisamos aceitar alguns aspectos de nossas vidas que não temos como mudar – aspectos que estão estabelecidos:
  • Meus pais
  • Meu momento na história
  • Minha cor
  • Minha herança nacional
  • Meu sexo
  • Minha ordem de nascimento
  • Meus irmãos e irmãs
  • Meus atributos físicos
  • Meu envelhecimento e morte
  • Meu passado

Precisamos encarar a nossa história e não fugir dela. Dores, feridas, marcas, registros, lembranças, memórias,...
Para isso precisamos entender o que é:
Auto-estima A aceitação que o indivíduo tem de si mesmo.
Auto-aceitação É uma ótica fundamental pela qual enxergamos a vida

Auto-imagem É como o individuo se vê.


Essas Três coisas dão formato a nossa Identidade. Tem a ver com Atitude.
Atitude de estar contente com a vida. O Apóstolo Paulo aprendeu a estar contente. O contentamento expressa uma dependência total de Deus.
Contentamento não deve ser determinado por sentimentos, circunstâncias, opiniões de outros.
Pensando em auto-imagem vamos estudar um pouquinho a negativa:

Quais os resultados de uma auto-imagem negativa:
  1. Não gostamos de nós mesmos
  2. Nossa energia emocional é sugada para mantermos a máscara
  3. Não aceitamos os outros, nos tornando críticos, céticos e julgadores.
  4. Não aceitamos Deus e sua perspectiva.

A auto-imagem negativa é como um câncer que infecta ou corrói nossa alma, nos debilitando e nos matando aos poucos.
Como superar uma auto-imagem negativa? É preciso entender:
  1. Minha verdadeira identidade (visão interior)
  2. Expressar essa identidade
  3. Entender os propósitos de Deus (visão interior)
  4. Estender esses propósitos para as pessoas ao meu redor.

Rm. 8:28-29 lemos que o propósito eterno de Deus é que sejamos uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus – identidade de quem somos no Reino de Deus.
Ser filho de Deus dá sentido à nossa vida, portanto essa é a nossa identidade. 
Ex: um filho dentro de casa ele é autentico, sem reservas, sem formalidades...

Portanto, Identidade é a junção dos vários papeis exercidos harmonicamente. Não é um único papel. E não é só isso.
Nossa Identidade é o que realmente somos em todo e qualquer lugar. Vai mais além do papel que exercemos. É o que sempre somos, não importa com quem estamos.
Conclusão:
Quanto mais documentado, mais inserido na sociedade.
Você sai da margem – deixa de ser marginal - e se adentra na sociedade, se tornando cidadão.

Quanto mais se achega a Cristo, mais inserido na família de Deus.
Cristo resgata a pessoa da marginalidade – do mundo - a medida que a pessoa se entrega a Jesus Cristo, mais ela se torna parecida com Ele e assim cumpre o propósito de Deus que é ter uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus para louvor da sua glória  – ela se torna Cidadão dos Céus!

Colossenses 3:12 Por Deus – Para Deus fomos e Somos:

Identidade de Filhos de Deus
01) Eleitos = Escolhidos por Deus

02) Santos = Selecionados, Separados para Deus

03) Amados = Queridos de Deus

II Pedro 1:17 Este é o meu filho amado, em quem me comprazo (alegro).

Deus em várias passagens apresenta Jesus – o Seu Filho Amado, em quem Ele se alegra, afirmando a Identidade de Jesus.

Quem sou eu?
Filiação: Filho de Deus
Função: Servo de Deus

Minha vida é para Receber,Celebrar e Repartir.

Não podemos ser orgulhosos e nem ter Auto comiseração.
Os dois extremos: vergonha de si mesmo ou orgulho excessivo, são errados. Muitos se sentem deficientes e acabam assumindo uma atitude de inferioridade ou de superioridade.

Lucas 8:35 – Nos traz para o Equilíbrio
“Então, saiu o povo para ver o que se passara, e foram ter com Jesus. De fato, acharam o homem de quem saíram os demônios, VESTIDO, em  PERFEITO JUÍZO (equilibrado), assentado aos pés de Jesus; e temeram”.

 Este é o seu Novo Nome:
Precioso aos meus olhos
Filho eternamente amado e aceito.
Comigo em sua vida, você não tem de ser perseguido e orientado
pelos velhos rótulos negativos.
Quero que nesta manhã você possa dizer:
Sou escolhido por Deus
Sou adotado por Deus
Sou filho de Deus em sua família
Sou santo e sem reprovação
Estou selado com o Espírito Santo de Deus
Sou chamado a cumprir os propósitos de Deus
Sou limpo de todos os pecados pelo sangue de Cristo
Sou completo, pleno em Cristo.
Sou conforme o caráter de Cristo
Quero mudar não só o seu nome, como também o seu destino.
Aquele que o conhece melhor que todos.
Deus

Material Consultado:
_ Bíblias: BLH/BV/NVI/RA/BC
_ Livro: Introdução a Restauração DKornfield
_ Curso MAPI/TOPIC = Apostila Liderança –
    Uma arte a ser aprendida e      desenvolvida! - Professora: Rachel Sodré Machado
_ Moderno Dicionário da Língua Portuguesa - Michaelis