sexta-feira, 27 de maio de 2011

DEUS ME FEZ PRÓSPERA NA TERRA DA MINHA AFLIÇÃO

Minha Devocional                                                                        Luzia Caser
“Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição” GÊNESIS 41:52
Observação:
Esse versículo fala do nome de um dos filhos de José. José casa-se com uma egípcia.
E Deus o faz prosperar juntamente com sua família.
Aplicação:
Em momentos difíceis posso pedir socorro a Deus e Dele receber todo o cuidado de que preciso.
Oração: - falando com Deus
Senhor, sei que o Senhor é Juiz de todas as nossas causas, o Deus que nos faz prosperar em tempos de dificuldades, portanto entrego meus dias em Tuas Mãos, em Nome de Jesus! Amém!!!
Ouvindo a Deus
"Minha filha Luzia: Na terra da sua aflição, no solo dos seus problemas, cresceu um fruto de doçura inesperada. Nessa terra, quando precisar de mim, irá encontrar-me; quando orar, eu vou ouví-la. Mesmo quando as minhas respostas pareçam distantes, espere em mim. Quando outros parecerem não compreender, confie em mim. Você tem crescido em graça e conhecimento. Seu coração foi curado de uma ferida que você sabe qual é, você tem voltado dessa terra de sofrimento por um novo caminho, levando seu dom de cura a outros. Por seu intermédio, o fruto da cura que cresceu em meio à sua dor tem se multiplicado e levado cura a outros que estão sofrendo". 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Leitura - Psicologia & Psicanálise

Acabei de ler, da Ed. UnB 2ª Edição - Psicologia & Psicanálise, de Richard Bucher e Sandra F. C. de Almeida (Org.) - ganhei o livro de Márcia Regina (Aracaju-SE).
Esse livro tem sua origem no Seminário de Psicologia e Psicanálise, realizado pelo Centro de Estudos Freudiano de Brasília - CEF - e pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasilia. O objetivo do seminário foi dar lugar a discussões e questionamentos sobre a atuação e os fundamentos teóricos de psicologia e da psicanálise. Uma leitura fascinante! Tirei muitas dúvidas a respeito de onde cabe a psicanálise e onde eu fico nisso, já que me questiono constantemente que psicanalista sou eu! E me descobri!!! Amei!

RISPA, A MÃE INCANSÁVEL!

  
                                                                                                                             Luzia Caser Santos
“Então Rispa, filha de Aiá, tomou um pano de saco, e o estendeu para si sobre uma penha, desde o principio da ceifa, até que sobre eles caiu água do céu; e não deixou as aves do céu pousar sobre eles de dia, nem os animais do campo de noite”. (II Sm 21:10)

Rispa era uma mulher forte e de caráter firme. Seu nome significa “pedra quente”. Ela era filha de Aiá, cujo nome vem da mesma raiz da palavra “intocável”.
Ela foi mulher do rei Saul e teve com ele dois filhos: Armoni e Mefibosete. (esse Mefibosete tinha o mesmo nome do filho de Jônatas).
Talvez por ser uma das esposas de Saul, Rispa e seus dois filhos se considerassem “intocáveis”.

A Bíblia nos relata que houve três anos de fome em Israel no reinado de Davi. Foi um tempo difícil e com grandes perdas para o povo e a nação.

O rei Davi então consultou ao Senhor e veio a resposta divina: “Há culpa de sangue sobre Saul e sobre a sua casa, porque ele matou os gebeonitas” (v.1b).

Davi chamou os gebeonitas e perguntou. O que queres que eu vos faça?

“Queremos sete homens descendentes de Saul para que os enforquemos ao Senhor, em Gibeá de Saul, o eleito do Senhor...” (v-3-6).

Davi estava diante de uma dura situação: de um lado o povo de Israel, sofrendo com a seca, conseqüências da desobediência de Saul e de outro lado à dor de mandar enforcar homens da sua própria família, pois Davi era genro de Saul... Saul não respeitou a aliança feita por Josué aos gebeonitas (Js 9:15,20,21).  Josué errou ao desconsiderar a importância daquelas pessoas e fez um pacto com eles, percebeu o erro dias depois e para não desfazer o juramento que fez no nome do Senhor, diz àquelas pessoas que como castigo por terem enganado-o iriam se tornar rachadores de lenha, tiradores de água para toda a congregação e para o altar do Senhor ... E a Bíblia diz que essa palavra está sobre eles até o dia de hoje.

Porém Saul deveria ter respeitado a aliança firmada por Josué e não o fez. O pecado que Davi ouve que havia contra os gibeonitas, é o pecado de Saul por ter feito justiça própria.

E Davi teve de escolher sete homens da família de Saul para serem enforcados, para que a chuva pudesse novamente cair sobre a terra de Israel.

Entre os sete, dois eram filhos de Rispa. Seus corpos foram esquecidos pelos seus executores, foram deixados no madeiro, ao relento,... Então Rispa, a mãe de Armoni e Mefibosete, “tomou um pano de saco e o estendeu sobre uma penha, desde o principio da ceifa, até que sobre eles caiu água do céu (v 10).

Rispa pôde ver as conseqüências do rompimento de uma palavra empenhada. Saul com suas atitudes impensadas havia causado todo aquele prejuízo.

A Pedra quente – a intocável – Rispa – colocou pano de saco sobre a penha em frente aos cadáveres de seus filhos e os ficou guardando de dia e de noite e não deixou as aves e nem os animais tocarem nos corpos.  Ela não colocou um tapete persa e sim um pano de saco, demonstrando sua humilhação diante de Deus em favor de seus filhos.

Passou ali meses aguardando até a ceifa da cevada.
Quando o rei Davi soube da longa e solitária vigília de Rispa ao lado dos corpos de seus entes queridos, ele se comoveu a ponto de providenciar um enterro digno para os corpos que Rispa havia protegido, bem como para o rei Saul e para Jônatas, no túmulo de Quis, pai de Saul. Apesar de não poder tê-los salvos em vida, a coragem de Rispa ao proteger, na morte, aqueles que amava foi recompensada com a certeza de que seu testemunho profundo em favor da decência e da dignidade do corpo humano propiciou um enterro digno para aqueles a quem ela havia vigiado.

Ela realmente nos ensina que foi uma mãe incansável.


01 - Você pode imaginar a dor dessa mulher diante dos corpos em decomposição, dia e noite? Como você agiria estando no lugar de Rispa?

02 - Você pode imaginar o que se passava em seu coração de mãe? Você tem amado seus filhos e investe um preço de oração por eles?

03 – As lágrimas e o desejo daquela mulher de vê-los com um sepultamento digno, pelo menos? Dá para imaginarmos?

04 – Quantas mães como Rispa choram os pecados de seus filhos?

05 – Se desesperam ao ver seus filhos mortos no pecado, envolvidos com drogas, com roubos, com uma vida improdutiva?

06 – Quantos vivem debaixo de maldição, de erros de seus pais, avós,...?

07 – O que podemos fazer pelos nossos filhos diante da dor dessa mãe incansável, vendo os corpos de seus filhos sendo deteriorados?

08 – Você sabe o que é assentar-se em pano de saco sobre a rocha?

09 – Onde e como estão nossos filhos agora?

10 – Qual a esperança pra nós?







sexta-feira, 20 de maio de 2011

Inclusão começa na Família - Uma história real - Rose Santana

Conheci a Rose nessas minhas férias e amei conhece-la e também sua família. Amei ler o livro que ela escreveu! É uma história real que discorre sobre desafios e conquistas. É a biografia de seu filho deficiente mental/intelectual, físico e autista. O livro é uma biografia, mas é mais que isso, ele é didático e serve como suporte para pais, professores e outros profissionais, me incluo,  como cidadã, pedagoga e líder eclesiástico,  passei a ter um olhar um pouco mais "inclusivo" nos preparativos e decisões que tomarmos no ambiente por onde eu estiver inserida.

terça-feira, 3 de maio de 2011

SOU INSTRUMENTO DE RESTAURAÇÃO DE VIDAS

Minha Devocional
Escritura: ISAÍAS 58:11-12
“11 O Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará os teus ossos. Serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. 12 Os que te procederem  edificarão os lugares antigamente assolados, e levantarás os fundamentos de geração em geração, chamar-te-ão reparador de brechas, e restaurador de veredas com moradias”.
Observação:
Isaias entrega uma Palavra da parte de Deus para salvação dos gentios.
Aplicação:
Faço parte dos gentios e recebi a salvação e as promessas do Senhor pra minha vida.
Oração – falando com Deus:
Senhor, creio que tua Palavra é pra mim, então quero ouvir tua voz, em nome de Jesus, Amém!
Oração - Ouvindo a Deus:
Nesse negócio (Cura da Alma Ferida) Sou Eu que a tenho guiado e sempre a guiarei,
diz o Senhor.
Quando você, Luzia, está em lugares áridos (ouvindo – escutando e auscultando as pessoas), em lugares bem desérticos, Eu lhe dou o alimento. Faço com que fique sã e forte. Você é Jardim e é como uma fonte, tem águas constantes, que nunca faltam.
Aqueles que recebem a cura, vão querer que outros também a recebam, vão ter remédio (bálsamo) para que a doença seja expurgada, não se propague, e assim não atinja as futuras gerações. Te chamo, diz o Senhor, de REPARADORA DE BRECHAS E RESTAURADORA de países.

LEITURAS RECENTES::

Terminei de ler três livros da Ed. Vida:
O LÍDER DA PRÓXIMA GERAÇÃO, Andy Stanley
MENTORES SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS, Wayne Cordeiro,
COMUNICAÇÃO QUE TRANSFORMA, Andy Stanley e Lane Jones
Comecei (ganhei hoje): O PODER DA MULHER QUE ORA,
da Ed. Mundo Cristão, Stormie Omartian