Lucas 8:26-39 e Col.3:12-14
“e o povo foi ver o que havia acontecido. Quando se aproximaram de Jesus, viram que o homem de quem haviam saído os demônios estava assentado aos pés de Jesus, vestido e em perfeito juízo...”
“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. – “suportando, perdoando e amando...”
Pensando, refletindo e orando sobre o tema: Vestindo as Roupas da Santidade - Roupa/Vestes e folheando o VT onde vestes tem todo um significado para as coisas espirituais, tudo, até as cores.
As vestes de Arão representavam o sacerdócio eterno de Cristo. Cada elemento das vestes falava de um traço ou uma característica da qualificação de Jesus para assumir o nosso lugar... e assim por diante.
Busquei não me deter muito no VT e trazer o que Jesus quer conosco com relação ao tema.
Não vamos falar também de roupas da moda, de certo e de errado... nós filhos e filhas de Deus não devemos ter muita dificuldade com isso - quando se arrumar é só olhar no espelho e pensar quem está ao seu lado - se Jesus pode andar com você - do seu lado - então está ótimo!
O texto de Lucas 08 trata-se do encontro de um homem possesso de espíritos malignos, desequilibrado, aprisionado na sua própria loucura, um homem que vagava pelo deserto e que muitas vezes dormia nos sepulcros,... este homem se encontra com Jesus...e Jesus trás pra ele libertação, dá-lhe as vestes da salvação, ele se torna livre do sofrimento, do tormento - um homem que vivia possesso, vivia nu – agora recebe vestes de Salvação – alegria e paz ...
O texto de colossenses 03, o Apóstolo Paulo nos chama para nos vestirmos mais uma vez, mais uma roupa (revestir).
Paulo foi chamado por Deus com um propósito. Anunciar o Evangelho para os gentios (não judeus). O Evangelho estava restrito aos Israelitas, ao povo judeu.
Paulo é a pessoa que Deus usa para implantar o Evangelho ao resto do mundo.
Ele quebra todos os paradigmas e viaja por toda a Ásia proclamando a vida de Cristo, preparando novos discípulos para que também propagam o Evangelho.
Paulo foi um homem preparado para enfrentar os embates da vida, Ele foi forjado, treinado para lutar bravamente por uma causa,...
Na Carta aos Colossenses Paulo recebe Epafras, um de seus discípulos, que recebeu treinamento através dele (conservo meu – companheiro de Paulo e servo de Jesus) que traz notícias sobre crentes naquela cidade.
Epafras, provavelmente fundou a Igreja ali e agora trazia notícias do crescimento dos Colossenses em Cristo. Paulo (que provavelmente estava preso de forma domiciliar, em Roma) e Timóteo e os demais irmãos se alegram ao receber notícias que os Colossenses estavam vivendo o Cristianismo.
O Reino de Deus estava Implantado na vida daquelas pessoas.
Paulo valoriza o que eles já alcançaram e dá orientações, para que eles possam se alicerçar em Cristo.
Nesta noite estamos sendo convidados para fazermos uso das seguintes Roupas:
01) Vestes da Salvação
Isaias 61:10
" Eu me regozijo muito no Senhor; a minha alma se alegra no meu Deus.
Pois Ele me cobriu com vestes de salvação, e me envolveu com o manto da retidão,..".
Gen. 3:21
"Fez o Senhor Deus de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu".
"Fez o Senhor Deus de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu".
Adão e Eva encontravam-se despidos na presença de Deus, perdidos procurando folhas de figueira para se cobrirem, essa nudez não era apenas física, mas também moral e espiritual.
O homem necessita destas vestes, o homem do século XXI, do terceiro milênio continua despido, nu como a Igreja apocalíptica de Laodicéia (Apc. 3.17).
Achava-se rica e de vestes imponentes, porém:
"...és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu".
Aquela Igreja apesar de pronunciar o nome de Deus e professar sua fé Nele, precisava das vestes de Salvação.
Aquela Igreja apesar de pronunciar o nome de Deus e professar sua fé Nele, precisava das vestes de Salvação.
Em Rm. 6.23 diz: "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Toda a humanidade necessita das vestes da salvação.
Sl 132.16 – " Vestirei de salvação seus sacerdotes, e os seus santos exultarão".
Mostrando que foi necessário que Jesus, "o cordeiro de Deus", morresse na cruz para que fôssemos vestidos de salvação.
Com as Vestes da Salvação você tem Alegria e Paz para atravessar as circunstâncias...
02) Vestes da Purificação
"Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de vestes finas. E disse eu: ponha-lhe uma mitra limpa sobre a sua cabeça. E puseram uma mitra limpa sobre a sua cabeça, e vestiram-no das roupas; e o Anjo do Senhor estava em pé". Zc. 3. 4-5
O pecado sempre foi representado pela sujeira, vestes sujas, etc. Como no caso do sumo sacerdote Josué, suas vestes estavam sujas, símbolo do pecado e o opositor (satanás) já estava pronto para se lhe opor, caso o Anjo do Senhor não interferisse e trocasse-lhe as vestes por vestes limpas, brancas.
Esta é uma veste que não pode faltar no guarda – roupas do cristão, pois a santidade (pureza) convém aos santos do Senhor.
As vestes da purificação ou santificação são representadas pelo branco ou pelo linho fino
Ap. 3.5
"O que vencer será vestido de vestes brancas. De maneira nenhuma riscarei seu nome do livro da vida, mas confessarei o seu nome diante de meu pai e diante dos seus anjos".
Mensagens que convidam ao pecador a vir como está (cheio de impurezas) e a permanecer como veio, não é o evangelho de purificação e santificação pregado por Jesus que ao absolver a mulher adúltera lhe diz : "... Vá e não peques mais" ( João 8. 11c ), ou seja não se contamine mais, não se suje mais.
Todos querem um evangelho sem mudanças, sem transformações, sem renúncias, sem santificação, sem compromisso, despreocupado.
Mas o evangelho de Cristo é um evangelho de impacto, transformação, mudança de vida, desejo de santificação e pureza, um evangelho que convida o pecador a vir como está, mas a não conformar-se com estilo de vida levando a uma mudança completa de atitudes como expressa Paulo em Ef. 4. 28:
"Aquele que furtava, não furte mais, antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o necessitado".
Heb.12.14
Sem esta santificação não se poderá ver ao Senhor, nem entrar em sua presença. O salmista recomenda:
Sl 99.9
" Exaltai ao Senhor nosso Deus, e adorai-o no seu santo monte, pois o Senhor nosso Deus é Santo".
Paulo a Timóteo diz: " De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para o uso do Senhor, e preparado para toda boa obra".
Jesus virá buscar uma Igreja pura, santa, posso afirmar que para morar com Jesus na eternidade é necessário Ter e Fazer uso das vestes da purificação.
Peça a Jesus hoje estas vestes, se você as não tem, pois ele derramou seu sangue para te dar vestes limpas de santificação, assim como os anjos vestiram ao sacerdote Josué, Ele quer vestir você, tirando as roupas sujas do pecado e te dando uma nova vida.
Você é separado do pecado – você está fora da prática do pecado.
03) Vestes da Unção
" Assim tomou Samuel o vaso de azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos, e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi". I Sm. 16. 13
Quando leio na Bíblia sobre unção, meu coração palpita mais forte, porque há uma necessidade de estarmos vestidos de unção para atravessarmos o deserto de nossas vidas. A unção foi essencial na vida de Davi, na vida de Elias, Eliseu, enfim de todos os heróis da fé.
O Salmo 133 expressa com clareza essa unção na vida do cristão que começa na cabeça e vai descendo sobre a barba e até a orla das vestes de Arão, uma unção completa.
Também precisamos nos vestir da unção com o azeite novo do Pentecostes. A unção que vem do Espírito Santo.
I João 2.20, 27
" mas vós tendes a unção que vem do santo, e sabeis tudo. E a unção que vós recebestes dele, fica em vós,..."
Sem a unção a Igreja pára, não cresce, não há frutos, nem manifestações de Deus.
A unção é necessária para manter o cristão em pé na presença de Deus, para impulsioná-lo a pregar, testemunhar, e ganhar almas para Deus.
Pedro se tornou uma grande benção apenas depois da unção do pentecostes, antes era medroso, covarde, precipitado, mas após a unção se tornou um grande líder e exemplo de fé.
Jesus sempre ministrou na unção e assoprou sobre os discípulos o hálito do Espírito para que eles pudessem dar continuidade ao seu ministério na mesma unção.
Jesus sempre ministrou na unção e assoprou sobre os discípulos o hálito do Espírito para que eles pudessem dar continuidade ao seu ministério na mesma unção.
Nesta noite Deus quer nos vestir de unção, pois as batalhas são tremendas, o inimigo a ser vencido é forte, mas na unção de Deus venceremos os ursos, leões e até mesmo gigantes, como Davi o fez após aquela unção.
Há muitos que estão desistindo da carreira cristã porque estão fracos, abatidos, derrotados, lhes falta a unção, mas aqui agora você tem a oportunidade de se vestir da unção de Deus, pois o Senhor já derramou o seu precioso óleo da unção sobre a igreja (pentecostes), e este óleo derramado continua jorrando sobre a Igreja de hoje, basta você querer, desejar e pedir que ele te dará.
Estamos sendo convidados para nos revestirmos (vestir mais uma vez, vez mais uma veste) das seguintes Roupas: Colossenses 3:12-13
a) Vestes da Compaixão
Misericórdia (compreensão da miséria do outro – um coração que compreende as falhas, as debilidades do outro)
b) Vestes da Bondade
Bondade = Benignidade (atitudes e pensamentos bons acerca do outro)
c) Vestes da Humildade
Sem arrogância (trata o outro de forma superior)
Com essa veste você tem condições para:
Suportar = Agüentar o outro na sua debilidade, e também de ser suporte para o outro (somos o mesmo corpo, então um dar condições para o outro funcionar bem).
Perdoar = (Per = Permanente e doar = se dar, doar-se para o outro, dando-lhe mais uma oportunidade, doar-se permanentemente).
Amar = é o sentimento maior. O amor corrobora para que vivamos de forma plena o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
d) Vestes da Mansidão
Dócil (carinhoso, mesmo quando é firme é para o bem do outro – você não perde a docilidade).
e) Vestes da Longanimidade
Paciência (brigas, confusões, mal entendidos, iras constantes precisam ser banidos dos nossos relacionamentos, da nossa vida).
Conclusão:
Quando decidimos por Jesus, recebemos as três vestes fundamentais/ìntimas:
Vestes da Salvação (Alegria e Paz)
Vestes da Purificação (separado do pecado)
Vestes da Unção (Poder)
Em seguida somos chamados, convocados por Deus para nos revestir,...
Vestes da Compaixão (Misericórdia)
Vestes da Bondade (Pensamentos e Atitudes boas acerca do outro)
Vestes da Humildade (Suportar/Perdoar/Amar)
Vestes da Mansidão (ser dócil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário