quarta-feira, 14 de setembro de 2011

INTERCEDENDO PARA REPARAR AS FENDAS

Texto: 
Ezequiel 22:30 - "E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim e esta terra, para que eu não a destruísse, mas a ninguém achei".
Observação:
Nos dias de Ezequiel, Judá foi tudo que restou da vinha de Deus, do seu povo escolhido. O reino idólatra de Israel havia sido destruído, e seu povo, exilado pelo governo assírio. Para barrar intrusos, alguém tinha de manter guarda até que a fenda fosse consertada. Deus buscava um intercessor entre os sacerdotes de Judá, profetas, príncipes ou dentre o povo.
Ezequiel era de família de sacerdotes, seu nome significa Deus Fortalece, seu ministério durou cerca de 20 anos. Ele foi exilado e escreveu para o resto dos pervertidos de Judá exilados na Babilônia. Ele pregou a respeito da Restauração do povo, lembrando que eles precisavam assumir seu dever pessoal de uma vida moral responsável (18:2-4) e da Graça Divina (renascimento da Nação) - vale dos ossos secos.
Sua pregação consiste em três relevantes momentos:
01) O julgamento de Judá (Capítulos 04 a 24)
02) O julgamento das Nações pagãs (capítulos 25 a 32)
03) Futuras bênçãos após o conserto do povo de Deus (capítulo 33 a 48) 
Ezequiel é considerado Carismático pela sua experiência com o Espírito Santo já naquela época e seu livro antecipa a doutrina do NT, especialmente o Evangelho de João.
Aplicação:
Sempre que eu peco, isso trás prejuízo para o coletivo, para a Igreja, porque Ezequiel prega a respeito da Responsabilidade Moral de Cada Indivíduo.
Embora Deus corrija e abençoa Igrejas locais inteiras (Ap. 2 e 3) os seus propósitos primordiais são com indivíduos.
Meu papel como intercessora é pedir a misericórdia de Deus para minha vida e a partir daí interceder pela Igreja de Jesus (naquela época Ezequiel os chamou de Casa Rebelde).
Em nossos dias, a cerca de proteção ao redor das famílias, Igrejas e Nações estão num estado de terrível abandono.
Os intercessores fazem a ligação entre a misericórdia de Deus e a necessidade humana. Eu entendo que preciso aumentar meu tempo de oração em favor "do povo".
Oração:
Deus, sei que o Senhor busca intercessores para manter guarda na brecha, e através da Oração, ajudar a reparar as fendas! Ajuda-me nessa empreitada! Em Nome de Jesus! Amém!
                                                                                             Luzia Caser Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário