domingo, 3 de outubro de 2010

DÉBORA - Juízes 4:4-9



Juizes 4:4-9                                           DÉBORA

Pessoa – o nome dela é citado – deixando claro sua identidade, sua personalidade - 4:4
Profetisa (recebia orientação diretamente da parte de Deus) 4:4
Mulher 4:4
Esposa 4:4
Juíza 4:4
Conselheira (atendia debaixo de uma palmeira,  próximo a sua casa – a palmeira tinha o seu nome – Débora  - (função de psicóloga... seu consultório ao ar livre, placa...) 4:5
Capacidade para tomar decisões – 4:6
Militar (líder nacional)   - 4:9
Estrategista de Guerra – 4:9
Poetisa - 5
Libertadora (do povo num tempo de guerra) 5:2
Cantora – 5: 3
Mãe/Família - 5:7

O Livro de Juizes apresenta os líderes militares conhecidos como juizes, os quais Deus levantou para livrar Israel da opressão do inimigo. Escolhidos por Deus e dele recebendo o poder. Nesse tempo o sistema político não era monárquico.
O governo não era hereditário.

Atribui-se o Livro de Juizes a Samuel. Em Juízes está registrada a história de Israel desde a morte de Josué até a liderança de Samuel. Esse livro compreende um período total de 400 anos, apresentando assim, uma dificuldade cronológica. A maioria dos juizes era formada pelos libertadores locais cujos mandatos ocorriam simultaneamente aos de outros, exceto por alguns como Débora que foram líderes nacionais. Os juízes atendiam em suas tribos ou províncias, porém Débora era uma líder Nacional.

Quando ela orienta Baraque a preparar um exercito para enfrentar o inimigo, ele pede que Débora esteja junto (Jz 4:8). Ela o ajuda preparando o exercito. Débora entrega uma profecia que a vitória de vencer o inimigo será dada a uma mulher, pois o inimigo morrerá nas mãos de uma mulher. No versículo 09 Sísera – o líder inimigo - é morto por uma mulher chamada Jael e assim se cumpre à profecia dita por ela. O fato de um homem morrer pelas mãos de uma mulher era considerado uma desgraça.

O poder de Deus (manifesto através da enchente) derrotou a força do inimigo, pois os carros do inimigo eram de ferro, eles tinham mais condições de enfrentar o povo israelita, mas a lama os impediu de seguir em direção ao povo de Israel.
Após essa batalha a terra ficou em paz durante 40 anos – 5:31

QUEM FOI DÉBORA
Uma líder de Israel - Incansável
QUAL A SUA SITUAÇÃO FAMILIAR?
Dona de Casa, esposa, mãe, (apesar da Bíblia não citar o nome de seus filhos, mas para exercer seu posto tinha que ser alguém com uma família estruturada – a mulher estéril não teria lugar na sociedade).
ELA ERA RECONHECIDA COMO LÍDER PELO POVO?
Baraque e o povo seguiram a liderança de Débora - 4:8
ELA RECEBIA ORIENTAÇÃO DE QUEM PARA EXERCER SUA FUNÇÃO DE LÍDER? Ela ouvia a Deus – 4:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário