domingo, 17 de outubro de 2010

As Joias de uma Mulher Virtuosa



Não vamos classificar Amor, Verdade e Coragem como virtudes porque são Princípios, são Valores, mas quem os tem não deixa de ser uma Virtude.
                            Anel com Pedras fundamentais
AMOR – Salmo 80
Peça a Deus que plante seu amor tão profunda e poderosamente em você que possa experimentá-lo por completo e assim ele possa fluir com todas as virtudes...
VERDADE – João 14:16
A Verdade aqui também não é apenas uma Virtude, mas um Princípio. Em sua natureza Absoluta, Ela é o Principio de Tudo. Ela pode ser entendida como Honestidade, mas não é apenas isto. Dela se deriva a Honestidade, Justiça, Honra e Espiritualidade.
Se você não for honesto, as pessoas tenderão a não confiar em sua palavra, não importa o quão gostem de você. Você não teria crédito em nenhuma parte, afora que muitos não perderiam seu tempo em respeitá-lo. 
CORAGEM – Josué 1:9
Coragem é mais que uma Virtude, é um principio. Dela se deriva o Valor, o Auto-Sacrifício , a Honra e a Verdadeira Espiritualidade. Se você não procurar ter coragem, não enfrentará nem conhecerá seus próprios limites.
Com Coragem e força, não só você conhecerá realmente seus limites, mas com o tempo você poderá rompê-los e conhecer limites ainda maiores e poder caminhar para a perfeição e o Infinito. O Pior inimigo a se enfrentar não é externo, ele está dentro de nós.
É mais fácil você enfrentar mil soldados inimigos do que enfrentar seu próprio lado obscuro e confrontar sua Verdadeira Natureza. 
Portanto, Coragem é algo a se praticar externa e internamente.

                                                 Outras Jóias
Virtudes
Virtudes são todos os hábitos constantes que levam a pessoa para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoal ou coletivamente.
A virtude, tem origem na Grécia com a palavra areté, que também pode ser  traduzida como excelência. 
Foi traduzida para o latim como virtus, que é a sua raiz em português. Vale salientar que nas culturas orientais a noção de virtude surgiu no séc. XX a.C. como a capacidade de realizar ou oferecer vida.



01 – Abnegação
1.      Renúncia da própria vontade;
2.      Desapego do interesse próprio;
3.      Generosidade com sacrifício;
4.      Altruísmo, isenção.

02 - Amabilidade
Consideração com os sentimentos e necessidades dos outros.
03 - Alegria - Alegria não tem haver com as circunstâncias, mas um relacionamento íntimo com Deus.
04 - Auto-satisfação, simplicidade. Abraçar a moral de si próprio e alcançar pureza de pensamento através de educação e melhorias. 

05 – Caridade - Auto-satisfação. Compaixão, amizade e simpatia sem causar prejuízos. 

06 – Castidade - É o comportamento voluntário de abstinência de prazeres e de prática de atos sexuais, seja por motivos religiosos ou sociais. ...
07 – Compreensão
1.       ação de compreender;
2.      faculdade de perceber;
3.      conhecimento perfeito de alguma coisa;
4.      ato de entender os sentimentos de alguém

08 – Desprendimento
Largueza. Dar sem esperar receber, uma notabilidade de pensamentos ou ações. 

09 – Diligência
(Latim diligentia) - opõe preguiça 
Presteza, ética, decisão, concisão e objetividade. Ações e trabalhos integrados com as próprias crenças. 

10 – Domínio Próprio  - Só Deus pode plantar algo dessa magnitude em você e fazê-lo frutificar.



11 – Fidelidade
Agir corretamente de acordo com os princípios, sem se desviar deles é fidelidade, portanto, se você agir com amor, coragem, verdade, honra e disciplina, você estará sendo Fiel. 

13 – Generosidade -  Generosidade se aplica também quando a pessoa que dá algo a alguém tem o suficiente para dividir ou não. Não se limita apenas em bens materiais. Generosos são tanto as pessoas que se sentem bem em dividir um tesouro com mais pessoas porque isso as fará bem, tanto quanto aquela pessoa que dividirá um tempo agradável para outros sem a necessidade de receber algo em troca.
14 – Honra - Honra é jogar limpo (Fair-Play). A Virtude da Honra é formada pelos Princípios de Verdade e Coragem. Verdade para admitir suas verdadeiras responsabilidades e Coragem para assumi-las.
15 – Honestidade
É uma virtude humana e significa falar a verdade e/ou executar um trabalho sem enganar ou fraudar. O fundamento da honestidade é refletido no termo honra.
No sentido mais amplo é o ato, qualidade, ou condição de ser honesto. Isto pode incluir ser a pessoa ou instituição verdadeira em seus atos e declarações, não propensa a enganar, mentir ou fraudar; sem malícia.
16 – Hospitalidade
"Fogo é preciso para o recém-chegado, para aqueles joelhos que estão congelados até as juntas; Comida e roupas limpas para a pessoa que cruzou as Colinas." Assim, Você estará praticando Verdade, Coragem, Amor (pois você convidou, senão ele (a) não seria seu hospede), Justiça (igualmente, porque você o convidou e ele(a) cruzou colinas para te ver.) e como na virtude da Disciplina, para acrescentar algo que dê a esta virtude sua individualidade, eu acrescentaria Compaixão que é baseada no Princípio do Amor. Mas Hospitalidade não é apenas Compaixão. Existem certas regras de hospitalidade as quais devem ser seguidas. 
a) Laboriosidade       b) Honra
c) Justiça                  d) Modéstia
17 – Justiça OU DISCIPLINA
Justiça é uma constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido.
18 – Laboriosidade
Trabalhar com Labor significa produzir. O oposto desta Virtude justamente com a próxima seria o Parasitismo que é viver às custas dos outros, sem ao menos tentar colaborar com algo.
Você trabalhar duro para ganhar o seu pão e poder assim, usufruir dele e dos seus frutos. Para tanto é necessário Coragem, Perseverança e Sabedoria, pois com tantos aproveitadores neste mundo, a Sabedoria é necessária para se atingir a prosperidade.



19 – Perseverança
Praticar perseverança é ter a coragem para enfrentar seus próprios limites e ir até o fim para se estabelecer e realizar suas metas. De certo não se pode atingir o topo de uma montanha com apenas um salto. Mas passo a passo, e um de cada vez, você pode atingir o topo da montanha, e quando atingi-lo, deve se lembrar que cada um dos pequenos passos dentre as centenas deles que você precisou dar para atingir este topo, foi igualmente importante, com exceção do primeiro passo.
20 – Paz - Ore para que a presença do Senhor plantada em sua vida promova paz além de toda a compreensão... “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
21 – Sabedoria
a) conhecimentos, saber - Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato. Ter uma grande sabedoria
b) sensatez - Qualidade de quem é sensato; juízo, siso, equilíbrio, prudência, circunspecção. Agir com sabedoria
22 – Solidariedade
A solidariedade é uma virtude eminentemente cristã que pratica a partilha dos bens espirituais mais ainda que dos materiais.
23 – Temperança
A temperança é uma das virtudes ditas universais, uma das quais propostas pelo cristianismo. Temperança significa equilibrar, colocar sob limites, "moderar a atração dos prazeres, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e proporcionar o equilíbrio no uso dos bens criados".  Essa virtude serve para controlar o pecado da gula.
24 – Tolerância
A tolerância é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física.

SAPATOS  = Cantares 7:1 -  Efésios 6:15 Mateus 28:19-20

Nenhum comentário:

Postar um comentário