terça-feira, 23 de agosto de 2011


A Ceia do Senhor apontando para o Passado, Presente e Futuro
I Coríntios 11.17-34
1. Apontando para o Passado,  v. 23,24 


               2. Apontando para o Presente,  v.28-31                                                


                              3. Apontando para o Futuro,     v.25,26

01 - Versículo 23 e 24 “Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: isto é o meu corpo, que é dado por vós, fazei isto em memória de mim.”
Passado: Olhamos para trás, para o sacrifício que Jesus fez na cruz. Entendemos isto como sendo o fundamento e o centro de nossa salvação. Jesus não está mais lá, mas é preciso trazer a memória todo o sacrifício que Jesus fez por cada um de nós! Por puro amor a cada um de nós!
02 - Versículos 25 e 26 “por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha”.
Presente: Quando meditamos no terrível preço que Jesus pagou para nos redimir de nosso pecado, nossa decisão de resistir à tentação é fortalecida. Jesus vive e não está mais de braços estirados na cruz e sim livre para nos abraçar e sermos afagados por Ele! Aleluia!!! Devemos desfrutar da liberdade que este ato nos trás!!!
03 - Versículo 28 a 31 “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Eis a razão porque há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem. Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seriamos julgados. 
Futuro: Entendemos que a morte de Jesus é a base de nossa esperança, e assim proclamamos nossa fé Nele quando olhamos em frente para a volta do Senhor e para nossa salvação eterna. Quando ceamos indignamente (sem a consciência da vida de Jesus em nós) perdemos a nossa saúde físico-emocional-espiritual e comprometemos nosso acesso a eternidade, anulando assim o sacrifício que Jesus fez por nós.
Conclusão:
Não podemos esquecer nunca o dia negro no Calvário em que Jesus deu sua vida para salvar a nossa vida. Este é o momento para trazermos a memória todo o plano de Deus para cada um de nós!!! 
Pra. Luzia Caser Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário